Na medida em que as festas de fim de ano se aproximam, manter uma alimentação saudável pode ser complicado. Afinal, esse é o momento em que fazemos jantares com a família, comparecemos à festa da empresa e preparamos uma ceia farta. E tudo, diga-se de passagem, com muita fartura.
No mais, não há nada de errado em ser indulgente de vez em quando, especialmente quando se trata de ocasiões e pratos que só aparecem uma vez ao ano. Porém, isso não significa que você tenha que abandonar ou comprometer todo o seu plano de refeições.
Pensando nisso, separamos algumas opções de pratos saudáveis de Natal que são genuinamente saborosas e, melhor: não provocam peso na consciência. Para saber quais são elas, continue conosco!

1. Sopa de Couve Flor
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem;
- 1 cebola (média) picada;
- 1 alho-poró (partes brancas e verdes claras) picado;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 pequena couve-flor fatiada
- 4 colheres (sopa) de caldo de galinha com baixo teor de sódio;
- pimenta do reino (a gosto);
- cebolinha (a gosto).
Preparo
Em uma panela grande, aqueça a manteiga e o óleo em fogo médio. Adicione a cebola, o alho-poró e 1/2 colher de chá de sal e deixe a mistura cozinhar (tampada), mexendo-a ocasionalmente até que tudo fique bem macio (mas não marrom).
Depois, coloque o alho e deixe tudo cozinhar por 1 minuto. Por fim, basta adicionar a couve-flor (cozida) até que tudo fique bem macio (aprox. 15 a 18 min).
Por fim, coloque a mistura completa em um liquidificador e bata até que ela fique homogênea. Adicione pimenta do reino e cebolinha a gosto, sirva tudo em temperatura morna e bom apetite!

2. Salmão assado com batatas crocantes e brócolis
Ingredientes
- 1 cabeça de brócolis;
- 500 g de batata Yukon Gold;
- 1 cebola roxa grande;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- sal kosher;
- pimenta;
- 1 ½ kg. de filé de salmão sem pele
- ¼ de colher (dopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de suco de limão fresco
- 1/2 dente de alho
Instruções
Aqueça o forno a 200 ºC e, em uma assadeira com borda, misture o brócolis, as batatas e a cebola com o óleo, 1/2 colher de chá de sal e 1/4 de colher de chá de pimenta. Espalhe tudo em uma camada uniforme e leve ao forno por 15 minutos.
Enquanto isso, tempere o salmão com 1/4 de colher de chá de sal e pimenta, aninhe-o entre os vegetais e continue a assar a mistura até que os vegetais estejam dourados e macios, e o salmão opaco por toda parte.
Em uma tigela pequena, misture a maionese, o suco de limão e o alho. Sirva com o peixe e os legumes.

3. Batata doce assada e salada de frango
Ingredientes
- 1 ½ kg de batata doce (cortada em pedaços);
- verduras variadas;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1/4 de colher (chá) de sal;
- 1/4 de colher (chá) de vinagre de arroz temperado;
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado;
- 1 colher (sopa) de pasta de missô;
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco, picado e descascado;
- 1/4 colher (chá) de pimenta do reino;
- 2 metades de peito de frango assadas e fatiadas;
- 1 abacate fatiado;
- sementes de gergelim, para enfeitar.
Instruções
Em uma assadeira grande com borda, misture a batata-doce com azeite e sal, e leve tudo ao forno (200 ºC) por 25 minutos (ou até que tudo fique bem macio). Por fim, adicione o vinagre de arroz, o óleo de gergelim, o missô, o gengibre e a pimenta.
Em uma tigela, misture o frango com a mistura de verduras escolhidas e o abacate, e cubra tudo com as sementes de gergelim.
Enfim…
Viu como é possível manter uma ceia de natal saudável e deliciosa? Quando fizer, menciona a @saudesistemamg nas redes sociais!
Um ótimo final de ano, e até a próxima!

Cuide da sua saúde e se mantenha informado
O último ano nos mostrou o quanto é fundamental cuidar da nossa saúde, fugir das fake news e ter informações confiáveis. Siga a SAUDE Sistema

Protetor solar: por que ele é essencial para a saúde?
Finalmente, o verão chegou! Junto a ele, a maioria de nós experimenta, nem que seja por um só dia, algumas das coisas mais prazerosas da

Inteligência emocional: o que é e como desenvolvê-la?
Em 1995, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman popularizou um aspecto do ser humano que, mais tarde, seria reconhecido como uma verdadeira habilidade e até