O corpo humano é, basicamente, uma máquina. Apesar de ser composto por várias partes que trabalham de forma separada e com diferentes propósitos, ele precisa que todas estas estejam em harmonia para funcionar bem.
Sendo assim, para ter bem estar e qualidade de vida, é preciso investir nos 4 principais pilares da saúde: nutrição, movimento, autocuidado e saúde emocional.
Pois bem. O grande problema é que, devido ao excesso de informações equivocadas na internet e, consequentemente, na boca do povo, fica difícil saber como atender às necessidades básicas do nosso organismo de forma correta.
Por trás das dietas milagrosas, dos programas intensos de exercícios e dos “falsos gurus” e seus ensinamentos, existe o básico. Em outras palavras, para toda e qualquer novidade, o princípio da boa saúde é o mesmo e, infelizmente, as pessoas se esquecem disso.
Sendo assim, hoje trouxemos as principais dicas de como investir corretamente nos 4 principais pilares da nossa saúde. Você vai ver que não é preciso uma rotina de exercícios mirabolantes, ou de uma dieta feita por celebridades de Hollywood, para se sair bem nessa.
Vamos lá?
Nutrição
A nutrição diz respeito àquilo que comemos no dia-a-dia, na composição e lógica dos alimentos e, claro, na forma como eles atuarão em nosso organismo. Aqui, precisamos almejar o equilíbrio, ou seja, uma dieta balanceada que atenda a todas as necessidades do corpo da melhor forma possível.
Isso quer dizer uma coisa bem simples: balancear a ingestão de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Para fazer isso da forma correta, procure:
Uma boa refeição é aquela composta por vegetais (50%), carboidratos, principalmente os integrais (25%) e proteínas de boa qualidade (25%).
A melhor forma de garantir que seu organismo funcione corretamente é dando a ele as ferramentas apropriadas para o seu bom desempenho. Isso exclui, basicamente, tudo que é processado e refinado. Afinal, há muita química envolvida, o que pode trazer várias consequências para a saúde;
Procure sempre buscar por alimentos variados que atendam às diferentes necessidades do seu organismo. Deixe o prato bastante colorido e pode apostar que o consumo de vitaminas e minerais estará mais que suficiente para manter a saúde em dia.
São produzidas artificialmente a partir de óleos vegetais. Logo, costumam aumentar, e muito, o risco para doenças como diabetes, obesidade e câncer.
O sódio, acredite, pode ser um grande inimigo para o nosso corpo. Quando em excesso, aumenta os riscos para doenças cardíacas e hipertensão.
2. Exercícios-físicos
Engana-se quem pensa que a prática diária de exercícios físicos só é necessária a pessoas que sofrem de algum problema de saúde mais sério, ou que desejam emagrecer. Quer dizer: eles são, de fato, importantes nestes casos, mas não somente para eles.
A grande verdade é que o movimento influencia em todos os aspectos do nosso corpo, sendo um dos principais pilares da saúde por influenciar desde o condicionamento, até a saúde emocional.
Praticar atividades físicas diariamente melhora o sono, deixa o corpo em forma (incluindo força muscular, postura etc), aumenta a saúde do coração disposição, respiração etc) e, de quebra, ainda libera quantidades incríveis de endorfina (hormônio do prazer).
No mais, são bons exemplos de exercícios que você pode incluir em sua rotina:
- Caminhada;
- Atividades aeróbicas (corrida, natação, ciclismo, corda, artes marciais, dança etc);
- Yoga.
Para saber quais são as melhores atividades para o seu caso, não deixe de se consultar com um médico e, claro, fazer uma avaliação física completa.
Autocuidado
O autocuidado se resume a dar ao seu corpo e mente aquilo que eles precisam. Isso, quando pensamos no básico, significa:
Procure tomar, pelo menos, 2 litros de água por dia. Vale ressaltar que chás, sucos e refrigerantes não contam!.
Ter um sono de qualidade é essencial para o bom funcionamento não só do nosso corpo, mas da mente também. Para adultos, o ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite. Crianças e adolescentes devem ter de 8 a 10 horas de sono.
Ela é um dos principais pilares da saúde, principalmente pelo fato de influenciar diretamente em nosso bem-estar. O mais importante, aqui, é manter a limpeza diária dos dentes – com escovação apropriada e fio dental, e manter as consultas ao dentista em dia.
um intestino saudável é capaz de manter praticamente todo o organismo em pleno funcionamento. Aliás, graças ao eixo cérebro-intestino, ele influencia até mesmo em nossas emoções. Para mantê-lo saudável, é preciso fortalecer a cultura de boas bactérias que nele habitam (microbiota). O segredo, aqui, é investir em probióticos e prebióticos.
Saúde emocional
Mente sã, corpo são. Para completar os 4 pilares básicos da saúde , não poderíamos deixar de falar sobre ela.
Cuidar da saúde emocional quer dizer, basicamente, olhar mais para dentro de si e entender verdadeiramente as próprias necessidades. Isso pode significar reduzir a carga de trabalho, encontrar-se com pessoas queridas, e, por que não, fazer aquilo que gosta.
São dicas essenciais para manter uma boa saúde emocional:
- Ser menos rígido consigo mesmo, permitindo-se errar e comemorando os acertos;
- Afastar-se de pessoas, relacionamentos e ambientes tóxicos;
- Procurar por alternativas eficientes para lidar com o estresse e a ansiedade, como meditação, yoga, massoterapia, terapia, prática de exercícios físicos etc.
Enfim…
Viu como cuidar dos 4 pilares da saúde não é um bicho de sete cabeças? Para além de tudo isso, não se esqueça de manter suas consultas de rotina em dia e pronto: tranquilidade na certa.
No mais, continue navegando pelo nosso site para saber ainda mais como cuidar da própria saúde!